nossa história

Escola Madre Anatólia, surgiu com a vinda de três Irmãs Servas de Maria Imaculada, de Prudentópolis à Curitiba, em 1º de março de 1932.

Eram elas: Irmã Rafaela Vanda Rymkiewycz, Irmã Teresa Tecla Katerenhuk e Irmã Jeremia Olga Cheremeta. Vieram sem recursos materiais, mas com muita fé, amor e vontade de se doar em prol da educação de jovens e Crianças, e confiando na bondade de Deus e do povo que as acolheu.

Escola Madre Anatólia | História
1938
Início do trabalho de implantação da escola

Em 18 de abril de 1938 a Escola recebeu licença para funcionamento sob a denominação de "Educandário Santa Teresinha".

1968
Ginásio Madre Anatólia

No ano de 1968, a escola passa a chamar-se "Ginásio Madre Anatólia" em homenagem a Irmã Anatólia Bodnar – Supervisora da Congregação das Irmãs Servas no Brasil, ela foi uma pessoa dotada de um carisma especial, sempre dedicando-se gratuitamente para o bem do próximo.

Emblema

Coração: Simboliza a nossa escola. Um coração sempre aberto para acolher, amar e formar o educando, a fim de prepará-lo para uma sociedade mais humana e mais fraterna.

O Círculo: O desenvolvimento humano, para ser integral, precisa realizar-se em todas as dimensões humanas. Por isso o círculo significar a busca da realização última do homem: Deus.

Três Ângulos: Representam o educando, educador e a família, que optaram pela nossa escola e que desejam crescer comunitariamente, convertendo o aprendizado num elemento de formação de sua personalidade.

Irmã Anatólia Tecla Bodnar

Escola Madre Anatólia | Irmã Anatólia Tecla Bodnar

Irmã Anatólia sofreu muito durante toda a sua vida e de modo marcante, nos últimos cinco anos. Acometida de uma gangrena incurável que a deixou presa ao leito de dor durante dois anos, sofria dores atrozes, mas não se lamentava, procurando forças no olhar dirigido continuamente à imagem de Jesus Crucificado. Oferecia tudo pela Igreja, pela salvação das almas e pela Congregação. As Irmãs se revezavam para atendê-la durante o dia e durante a noite. Confortada com os últimos sacramentos e pelas orações do sacerdote e das Irmãs, entregou suavemente sua santa alma a Deus no dia 16 de fevereiro de 1956.Seu doloroso martírio terminou no dia 16 de fevereiro de 1956. Foi sepultada no cemitério da Paróquia de S. Josafat, em Prudentópolis, PR.

Logo que a Irmã Anatólia faleceu, as Irmãs e as pessoas que a conheciam e admiravam, começaram a rezar para que ela intercedesse junto de Deus nas suas necessidades, e recebiam graças. Teve início assim a fama de sua santidade que perdura até hoje. Em vista disso no ano de 1993 o nosso Eparca D. Efraim Krevey, OSBM nomeou um tribunal e foi feita a abertura oficial do processo de sua canonização. Foram ouvidas as testemunhas. Este processo continua aberto e em andamento. Ainda há documentos escritos para terminar de organizar. A fama de sua santidade cresce. Muitas pessoas continuam rezando para a Irmã Anatólia e recebendo graças pela sua intercessão.

Concluindo esta reflexão sobre a nossa amada Serva de Deus Anatólia, agradecemos a todos que já escreveram seus depoimentos agradecendo as graças recebidas. Aos que ainda não escreveram, solicitamos gentilmente que o façam. Insistimos nisso porque é necessário provar no processo que a fama de santidade da Irmã Anatólia está crescendo. Isso é importantíssimo!… Escrevam do jeito que sabem e podem. Tudo vale. Não se preocupem com nada. Vale a simplicidade. Irmã Anatólia agradece. (Enviar para o email: [email protected] ou entregar diretamente na secretaria da escola.)

De nada valeria, porém, satisfazer-se somente com a oração e as graças recebidas, o que importa mesmo é procurar imitar a Irmã Anatólia em suas virtudes e buscar a santidade como ela mesma buscou para cumprir a ordem de Cristo: “ Sede perfeitos como o vosso Pai do Céu é perfeito”.Seu espírito continua vivo entre nós hoje. Seu exemplo de amor concreto ao próximo e de entrega total a Deus e à sua santa vontade atrai todos à imitação.

Damos valor à sua privacidade

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.