Recados

 

INFORMATIVO DE CONDUTA ÉTICA E SEGURANÇA DIGITAL

A Escola Madre Anatólia, prevendo a segurança digital e prezando pela integridade moral e física de todos os alunos, professores e colaboradores dentro da Instituição de Ensino comunica  e prevê sanções disciplinares  e criminais de acordo com as Leis nº 12.965/2014 do Marco Civil da Internet e Lei de Combate ao Bullying nº 13.185/2015 em vigor, levando em consideração a gravidade da falta e eventual reincidência de quaisquer itens contidos neste informativo.

É DEVER DE CIÊNCIA DE TODOS OS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR:

  1.  Utilizar linguagem adequada e compatível com o ambiente educacional, evitando-se termos que possam denotar excesso de intimidade, perseguição, violência, agressão, discriminação ou algum tipo de assédio moral ou sexual ou mesmo expor a intimidade do docente, do aluno, colaboradores ou prestadores de serviços.
  2. Captar ou reproduzir quaisquer imagens, vídeos ou sons de dentro de perímetro físico da Escola, de seus colaboradores, docentes e/ou alunos, bem como para compartilhar este conteúdo com terceiros ou via Internet, mídias sociais e aplicativos de comunicação, SEM A EXPRESSA AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DA DIREÇÃO.
  3. Cometer excessos de exposição em ambientes sociais, sejam presenciais ou digitais, a exemplo da Internet, e-mails e mídias sociais. Recomendamos evitar comentários sobre rotinas, problemas e opiniões pessoais que possam ser confundidas com a posição oficial da Escola ou a seu respeito, ou que possam comprometer a sua imagem e reputação, a da Escola ou dos alunos e demais colaboradores.
  4. Abrir e-mails, links e arquivos que possam ter conteúdo com vírus, arquivo malicioso ou mesmo de conteúdo duvidoso, sem a devida verificação prévia por aplicativos de proteção e segurança.
  5. Fazer o uso dos RETICs (RECURSOS EDUCACIONAIS E TECNOLÓGICOS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) da Escola para acessar, baixar, utilizar, armazenar ou divulgar qualquer conteúdo ilícito, impróprio, obsceno, pornográfico, difamatório, discriminatório, que atente à moral, à ética ou aos bons costumes, que viole a boa-fé, que prejudique a harmonia do ambiente escolar, tenha teor agressivo ou que não seja compatível com o propósito educacional e as diretrizes da ESCOLA MADRE ANATÓLIA.
  6. Qualquer prática ou método para burlar as restrições ou alterar as permissões aplicadas aos RETICs institucionais.
  7. Utilizar a marca da ESCOLA MADRE ANATÓLIA, sem prévia e expressa autorização, inclusive para criação de perfis em mídias sociais em nome da Escola e/ou se fazendo passar por ela.
  8. A ESCOLA MADRE ANATÓLIA pode realizar, quando necessário, de forma proporcional e dentro dos limites da razoabilidade, da ética e da proporcionalidade, eventual revista e/ou inspeção em dispositivos próprios, particulares ou de terceiros, para finalidade de segurança da própria comunidade Escolar, nos limites do interesse público e da legítima defesa que cabe à Instituição, respeitando a privacidade do proprietário do dispositivo assim como solicitar o    apagamento de conteúdo que vier a afetar a imagem e reputação da escola e a proteção de seus dados pessoais, sempre em conjunto com a área de Recursos Humanos (RH) e/ou do departamento de Tecnologia da Informação (TI), e com o acompanhamento do detentor e/ou proprietário do dispositivo.
  9. Todos os incidentes que possam impactar na segurança das informações da ESCOLA MADRE ANATÓLIA devem ser imediatamente reportados diretamente a Coordenação ou à Direção da Escola pelo e-mail: secretaria@escolaanatolia.com.br.
  10. A ESCOLA MADRE ANATÓLIA controla o acesso físico e lógico aos seus ambientes e RETICs, para tanto, é fornecida ao aluno uma identidade digital de uso individual e intransferível, podendo abranger, login, senha e outros recursos que venham a ser implantados.
  11. O aluno/colaborador/docente é responsável pelo uso e o sigilo de sua identidade digital, e não é permitido fazer o seu uso não autorizado, compartilhar, divulgar ou transferir a terceiros.
  12. O presente documento será complementado pelas regras de Segurança da Informação da ESCOLA MADRE ANATÓLIA e está em consonância com a norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013 – “Código de prática para controles de segurança da informação”, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com a legislação vigente no Brasil.
  13. A ESCOLA MADRE ANATÓLIA é responsável pela divulgação deste Informativo.
  14. Quaisquer atitudes ou ações indevidas, antiéticas, ilícitas, imorais, não autorizadas ou contrárias ao recomendado por este Informativo ou pelas demais regras da ESCOLA MADRE ANATÓLIA, inclusive a tentativa de burla, serão consideradas violações por si só e estarão sujeitas às medidas previstas no Regimento Escolar e nas suas demais regras.
  15. A aplicação das medidas disciplinares e/ou administrativas não afasta eventual instauração de procedimentos judiciais e/ou administrativos internos, além da responsabilidade pelos prejuízos causados.
  16. Este Informativo e as demais regras de Segurança da Informação da ESCOLA MADRE ANATÓLIA encontram-se disponíveis no site: Https://www.escolaanatolia.com.br ou em caso de indisponibilidade, podem ser solicitadas para a área de TI (Tecnologia da Informação).